sábado, 29 de abril de 2017

Oficina "Geometria Espacial - Volume de Sólidos Geométricos".

Na manhã do dia 25 de Abril de 2017, os bolsistas Antônio José, Janaína Muniz e Ramon Firmo, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Subprojeto de Matemática, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), aplicaram a oficina intitulada “Geometria Espacial – Volume de Sólidos Geométricos”, com os estudantes do 1° ano  da Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares.

Nesta oficina foram trabalhados alguns dos principais sólidos geométricos como o cubo, cone, cilindro e a esfera.
Foto: Antônio José

Foto: Antônio José

Inicialmente os estudantes foram indagados sobre o assunto como: O que seria volume? E sólido geométrico?  Quais objetos do cotidiano estavam relacionados aos que estavam sendo estudados?.

Na sequência foi apresentado o significado de “volume” de um sólido geométrico e como calcular o volume dos sólidos em estudos, por meio de apostilas produzidas pelos bolsistas que atuam na escola. Após a leitura individual e coletiva os bolsistas fizeram as intervenções necessárias, buscando esclarecer as dúvidas mais frequentes. 

Posteriormente os estudantes resolveram alguns exercícios para melhor compreender e colocar em prática o assunto. Alguns demonstraram algumas dificuldades iniciais mas conseguiram superá-las.

Foto: Antônio José

Assim buscou-se ampliar a visão espacial dos discentes e melhorar a aprendizagem deste conteúdo no ensino médio, pois é um assunto pouco compreendido pela maioria dos estudantes. Com esse estudo, tornou-se possível aos discentes compreender o conceito de volume, como calcular e ainda fazer comparações com objetos do cotidiano. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana Pedagógica da Escola Monsenhor Linhares

Na tarde do dia 24 de Janeiro de 2018, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Es...