quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Oficina Probabilidades no Cotidiano

Na manhã de 17 de Agosto de 2015, as bolsistas Bruna Rodrigues, Janaína Muniz e Caroline Lopes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto de Matemática, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), atuantes na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, aplicaram a oficina intitulada "Probabilidade no cotidiano", com os estudantes do 1° ano "C".

Foto: Janaína Muniz
De início, foi entregue aos alunos, apostilas sobre Probabilidade no Cotidiano. No entanto, antes de realizarem uma leitura individual, foram questionados com a seguinte pergunta: "Para vocês, o que é probabilidade?". Obtendo resultados satisfatórios, pois demonstraram saber e conhecer o assunto, as bolsistas seguiram com a aplicação da oficina sem dificuldades.


Foto: Janaína Muniz
Logo após, foi pedido para que realizassem uma leitura individual. Em seguida, houve uma leitura em grupo, mediada pelas bolsistas. E para melhor fixação do assunto, foi realizada uma atividade onde foram questionados sobre situações as quais poderiam identificar a utilização da probabilidade no cotidiano de ambos e calculadas a probabilidade de ocorrência dos fatos identificados, obtendo assim fatos diversos.

Foto: Janaína Muniz

Foto: Janaína Muniz
Além disso, as bolsistas propuseram algumas questões práticas com alternativas para que resolvessem todos juntos.  Para finalizar, foi realizada a leitura de algumas curiosidades referentes ao assunto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana Pedagógica da Escola Monsenhor Linhares

Na tarde do dia 24 de Janeiro de 2018, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Es...