terça-feira, 11 de agosto de 2015

Oficina "Corrida Pitagórica".

Na tarde do dia 10 de agosto de 2015, as Bolsistas Deyse Linhares e Karol Freitas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto de Matemática, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), atuantes na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, aplicaram uma oficina lúdica, com o tema "Corrida Pitagórica" com alunos do 1ºano E e 3ºano C, utilizando-se de conhecimentos simples sobre o Teorema de Pitágoras, mais precisamente de sua famosa fórmula a² = b² + c² (a= hipotenusa; b, c = catetos).

Foto: Deyse Linhares
O jogo foi executado por quatro duplas, formadas por um aluno de cada turma. Cada dupla possuía um peão com cores variadas e todos partiam da casa amarela.

Foto: Deyse Linhares
O trajeto dos peões era feito sob um tabuleiro em forma de um triângulo retângulo. Para se saber o número de casas a ser percorrida, os participantes da vez lançavam dois dados, onde o valor de cada dado correspondia ao valor de um cateto, em seguida eles calcularam o valor da hipotenusa que era o número de casas que avançariam.

Foto: Deyse Linhares
Foto: Deyse Linhares
A dupla vencedora foi aquela que conseguiu parar na casa amarela a qual foi o ponto de partida. Ressaltando que as casas do tabuleiro eram coloridas, e cada cor correspondia a uma ação no jogo: amarela- início; vermelha- fique uma rodada sem jogar; branco- livre (não há ação); verde- avance uma casa; azul- volte duas casas.

Foto: Deyse Linhares
A oficina foi algo bem produtivo, tendo em vista que os participantes exercitaram seus conhecimentos básicos sobre o teorema de pitágoras e se divertiram bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana Pedagógica da Escola Monsenhor Linhares

Na tarde do dia 24 de Janeiro de 2018, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Es...