segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Jogo Mancala.

Na tarde do dia 17 de agosto de 2015, as bolsistas Karol Freitas e Deyse Linhares do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), atuantes na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, aplicaram o jogo africano de nome "Mancala" aos alunos do 2º ano "C".
Foto: Karol Freitas
O jogo mancala (do árabe "mover") de origem africana, é conhecido também como jogo da semeadura ou jogo de contagem ou captura, foi executado por duas duplas de dois jogadores, uma dupla por vez, no qual cada participante ficou responsável pelas seis casas à sua frente e a vala do seu lado direito. Inicialmente, cada casa do jogo possuía quatro sementes.
Foto: Karol Freitas
O jogo consistia em distribuir todas as sementes de uma casa do participante da vez nas próximas casas do lado direito, incluindo a sua vala. Ressaltando que cada jogador deveria colocar semente somente na sua vala, nunca na vala do oponente. 
Foto: Deyse Linhares

Foto: Deyse Linhares
O jogo terminou quando não havia mais sementes nas casas de um dos jogadores, e venceu quem contabilizou mais sementes em sua vala.
Foto: Deyse Linhares
Este é um jogo extremamente estratégico, que utiliza de muito o raciocínio lógico dos participantes e uma contagem bem elaborada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana Pedagógica da Escola Monsenhor Linhares

Na tarde do dia 24 de Janeiro de 2018, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Es...