sexta-feira, 7 de agosto de 2015

IV Ciclo de Reflexões.

Na tarde do dia 06 de Agosto de 2015, foi realizado o III Encontro do IV Ciclo de Reflexões do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O encontro foi mediado pelas bolsistas da Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, Bruna Rodrigues, Carol Lopes, Deyse Linhares, Janaina Muniz, Karol Freitas e Roniele Carvalho (Supervisora). O encontro contou com a presença do Coordenador de Área Márcio Nascimento, com gestora da Escola Monsenhor Linhares Edna Mendes, com as professoras convidadas Tatiane Rodrigues (Graduada em Letras Português e Especialista no ensino de Libras) e Edilandia de Sousa (Graduada em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica), Bolsistas do PIBID, Supervisores e com os demais estudantes do curso de Matemática.
Slogan do IV Ciclo de Reflexões
Blocos para os participantes.
Foto: Márcio Nascimento
Lembrancinhas do IV Ciclo de Reflexões.
Foto: Márcio Nascimento
O tema foi “Inclusão: a realidade na Educação Básica” e a apresentação foi iniciada mostrando um vídeo onde pesquisadores, como a Maria Teresa Mantoan e Mazzota, discutiam sobre o que é Inclusão. Após isso, as bolsistas fizeram um breve histórico sobre a educação inclusiva, incluindo avanços e leis que tinham como objetivo “Educação para todos”. Ainda, foi falado um pouco sobre os tipos de deficiências, tais como: Deficiência Intelectual, Síndromes, Deficiência Física, Deficiência Visual, Deficiência auditiva e Autismo. Sempre mostrando a definição de cada uma e relatando sobre pontos históricos, mitos, superstições, desmistificação dos estereótipos e vários depoimentos de pessoas que conseguiram enxergar que a educação inclusiva pode realmente acontecer e de pessoas que sofrem com a deficiência. 
Foto: Márcio Nascimento
Foto: Márcio Nascimento
Foto: Márcio Nascimento
Foto: Márcio Nascimento
De vez em quando, era lançada perguntas aos participantes e isso gerou diversas discussões sobre o tema. Houve uma pausa para um lanche e logo após retornou-se apresentando uma entrevista em forma de áudio com o professor de Matemática e ex-pibidiano Fábio Gomes, onde o mesmo contou sobre sua ideia a respeito da Inclusão. Foi realizado também, uma dinâmica intitulada “Um novo olhar” para que os participantes sentissem como é ruim e triste, não poder falar, não poder andar e não poder ver. A dinâmica teve o objetivo de mostrar a vida de outra forma. Depois disso, falou-se em preconceito e foi ofertado um brinde as pessoas presentes. 
Foto: Márcio Nascimento
Foto: Márcio Nascimento
Foto: Márcio Nascimento
A última pergunta proposta foi “Incluir é realmente possível?”, onde os participantes comentaram suas opiniões e disseram o porquê de pensar assim. As bolsistas ainda fizeram uma pequena dramatização lendo um texto do Mário Quintana sobre as deficiências e o encontro foi encerrado com um vídeo de motivação “Eficiente ou Deficiente?”.

Foto: Márcio Nascimento
Foto: Márcio Nascimento
Foto: Márcio Nascimento
Professora Tatiane, Edna Mendes, Edilandia, Bruna, Janaína, Karol, Deyse, Roniele e Carol Lopes.
Foto: Márcio Nascimento
Acredita-se que o Ciclo possa ter contribuído de alguma forma na maneira de os participantes pensarem a respeito dos deficientes e o mais importante, a verem a Inclusão com um novo olhar. Sem contar que, a troca de experiências ocorrida no momento auxilia na formação dos futuros professores. A equipe agradece todas as pessoas que participaram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana Pedagógica da Escola Monsenhor Linhares

Na tarde do dia 24 de Janeiro de 2018, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Es...