terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Oficina ¨Números Inteiros e Naturais¨.

Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) que atuam na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, localizada na cidade de Groaíras, desenvolveram e aplicaram a oficina intitulada “Números Inteiros e Naturais”, na qual utilizou-se um jogo de tabuleiro sobre fatoração – confeccionado pelos autores a partir de pesquisa bibliográfica realizada na escola – e problemas focados no cotidiano como recursos didáticos. Objetivou-se através dessa oficina a recapitulação de saberes do Ensino Fundamental e Médio, uma vez que as operações e aplicações envolvendo números naturais e inteiros são pré-requisitos fundamentais para que o aluno desenvolva bem os conteúdos matemáticos. Com a utilização do jogo de tabuleiro teve-se como objetivo trabalhar a fatoração de números naturais e almejou-se, ainda, em relação aos problemas propostos, que os alunos fixassem e explorassem as regras de sinais.
Foto: Deyse Linhares
A oficina foi desenvolvida na primeira semana de setembro de 2014 com dois grupos de estudantes do 1° e 2° anos do turno da tarde; com cada grupo aconteceu um encontro sendo que, em cada um deles, o trabalho foi dividido em dois momentos. Na primeira etapa foram desenvolvidas várias situações-problema relacionadas ao cotidiano. Já na segunda parte, os alunos foram divididos em dois grupos e foi dado início ao jogo de tabuleiro, que consistia em trabalhar a fatoração dos números naturais, a partir dos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana Pedagógica da Escola Monsenhor Linhares

Na tarde do dia 24 de Janeiro de 2018, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Es...